Médico alerta sobre os malefícios do uso do narguilé e do cigarro eletrônico

Nesta quinta-feira (29), é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Pesquisas indicam que no país está diminuindo ano após ano o número de pessoas que fazem o uso do cigarro. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 12 anos o número de fumantes caiu quase 40%, mas outros tipos de cigarro e fumo estão ganhando adeptos no país, um exemplo é o narguilé que se tornou frequente entre os jovens e que traz tantos problemas na saúde quanto o cigarro comum.

Pixabay
O uso descontrolado do narguilé e do cigarro eletrônico tem preocupado os médicos, principalmente pelo uso cada vez mais precoce desses tipos de fumo.
De acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005, fumar narguilé expõe o usuário a níveis mais altos de substâncias cancerígenas e gases tóxicos, como o monóxido de carbono.
O carvão usado para queimar o tabaco elimina substâncias tóxicas como benzeno e alcatrão, o que eleva o grau de toxicidade.
Já o cigarro eletrônico tipo vape, que é um produto mais recente fez uma vítima na última sexta-feira (23), na cidade Illinois, nos Estados Unidos. De acordo com informações CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenções), essa pessoa desenvolveu uma grave doença respiratória ocasionada pelo uso do cigarro eletrônico. Outros 193 casos de doenças respiratórias ligadas ao uso do cigarro eletrônico estão sendo investigadas.
O médico cardiologista do Hospital Evangélico de Londrina, Antônio Furlan, destaca que o uso desse fumo acarreta em sérios problemas de saúde como o do fumante comum, as doenças são: o infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral), além de lesões nos rins e a impotência, pois a toxina prejudica a circulação sanguínea. Para ele, o uso do narguilé é extremamente prejudicial, pois as pessoas estão começando a usar mais cedo o produto e não conhecem o malefício concentrado nele.
“Esse modismo é extremamente preocupante, pois além de as pessoas estarem usando cada vez mais cedo, sempre que ele é utilizado é em roda de amigos, o que ainda traz os fumantes passivos, que é aquele que inala a fumaça do fumo”, comentou.
Segundo estudos da OMS, o uso do narguilé que costuma durar entre 20 minutos e uma hora, equivale ao uso de 100 e 200 cigarros convencionais.
Já o cigarro eletrônico ele tem menor concentração de nicotina e a pessoa que o utiliza fica exposta a uma quantidade menor de substâncias tóxicas, mas não é inócuo, ele possui substâncias alergênicas, explosivas, teratogênicas (responsáveis por malformações no desenvolvimento embrionário ou fetal) e cancerígenas.
Outro dado alarmante é que mais de 6 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo devido ao tabagismo. No Brasil, 75% das pessoas que fumam iniciam o hábito antes de completar 18 anos de idade.
O uso precoce desses produtos pode ser o primeiro passo para iniciar o tabagismo e o consumo de outras drogas. Quanto mais cedo a pessoa começar a fumar, maiores são as chances do aparecimento de câncer e outras doenças crônicas, além de morte prematura.

CONTATE QUEM COMPREENDE DE COMUNICAÇÃO!

Não importa o tamanho do seu projeto, nós temos a solução ideal. Nosso trabalho de qualidade consegue atingir os passos necessários para o sucesso de sua comunicação!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem. Também estamos no Facebook. Curta nossa página

FACEBOOK INOVE
INOVE CURSOS

(43) 9 9991.9646

Se preferir ligue pra gente 43. 3342 4815 Rua Rosanis Muniz Silva, 90

    Abrir bate-papo
    1
    Olá, está precisando de assessoria? Vamos conversar?