
O hospital Hoftalon – Centro de Pesquisas e Estudo da Visão – é o primeiro hospital de especialidades no sul do país a receber a acreditação nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma acreditação específica para a área de saúde.
A ONA é a mais respeitada entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia é reconhecia pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS que conta com representantes de instituições acadêmicas e organização de saúde de mais de 100 países. O processo é de constantes avaliações e aprimoramento nos serviços de saúde, melhorando a qualidade da assistência.
São 3 níveis de acreditação, de 1 a 3. O nível 1 (um) para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, já o 2 (dois) é o Acreditado Pleno, para instituições que atendem os critérios de segurança e apresentam gestão integrada, com processos em plena comunicação entre as atividades. O mais alto é o nível 3 (três) que é para os acreditados com excelência, sendo o princípio desta excelência na gestão. Neste nível, além de atender os dois primeiros níveis, a instituição já apresenta uma cultura da organização de melhoria contínua com maturidade institucional.
“Foram muitas mudanças desde dezembro de 2012, quando alcançamos a nossa primeira acreditação. Reformas, novos equipamentos, um sistema gestão contemporâneo, um RH focado no desenvolvimento organizacional, um modelo de governança e uma operação (hotelaria, nutrição, manutenção, agendamentos) que funciona como um relógio” – constata Rodrigo Hasegawa, superintendente executivo do Hoftalon.
O Hoftalon
O hospital é filantrópico e realiza hoje 150 mil atendimentos para aproximadamente 120 municípios da região de norte do Estado (88% para SUS). Por ano são 14 mil cirurgias, sendo 61% para o SUS. Toda a tecnologia é compartilha entre os atendimentos públicos, privados e conveniados. Não há distinção de qualidade, o que fez com que o Hoftalon seja hoje o único hospital brasileiro a ser membro da Associação Mundial de Hospital de Olhos.

