
O Hospital Evangélico de Londrina está em processo para conseguir o certificado de “acreditação” nível dois. É o passo intermediário antes de chegar ao nível de excelência. E para tanto, precisa investir em reformas, ampliações e até criação de novos espaços.
Um hospital em transformação. Mudanças que começam na estrutura, reformas e ampliações em diversos setores. Da recepção, passando pelo pronto-socorro e farmácia até o centro cirúrgico. Novos espaços também foram criados como o lounge dos médicos e a Unidade de Cirurgia Ambulatorial (UCA). Um investimento de quase R$ 1,8 milhão, boa parte, de doações. Além da capacitação dos profissionais e melhoria no atendimento. Resultados do diagnóstico feito em 2015, quando o hospital começou a dar os primeiros passos em busca da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A ONA é a única organização brasileira que emite certificados na área da saúde, incluindo hospitais. Em todo o país, foram emitidos 568 certificados, 22 no Paraná. Esse certificado não é obrigatório e também não significa mais recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Evangélico tem 340 leitos, 60% dos atendimentos são pelo SUS. O local conta com 1,6 mil funcionários. O último diagnóstico da ONA foi feito em novembro. A partir das pendências apontadas, a instituição tem feito as melhorias. Hoje, a busca é pelo certificado de nível 2.
Confira os detalhes na reportagem de Luciane Myiazaki:
